quarta-feira, 25 de julho de 2007

Montreal - parte 2

Continuando o post sobre montreal ...

vou começar falando sobre outra coisa bem legal. L'Oratoire Saint Joseph. Ele foi construído unica e exclusivamente com doações por um cara que queria homenagear São José por alguma graça alcançada. O cara fez um trabalho formidável. Tem um tour guiado que é maravilhoso e vale a pena. Só os jardins da frente já são encantadores.

É muuuuuuito grande. Num dá p ter noção pela foto. Segundo o guia, a altura do domo central só perde para o da basílica de são pedro no vaticano. Montreal tem muitas igrejinhas com tetos verdes. Eu me perguntava porque ... ai descobri que originalmente eram prateados, feitos de cobre ... e enfurrajam e ficam verdes :) (particularmente, as verdes são mais bunitinhas :P)

No mesmo tema... gostaria falar da magnífica Basílica de Notredame. A história da igreja evoluiu junto com a história de montréal. A importância dessa igreja para a história de montréal é impressionante. Fora a beleza interior e exterior. Eles tem um showzinho de luz e som. Ele cobrem a igreja com uns panos e colocam um telão. E vão explicando a história e o motivo para cada parte da igreja ser como é. A medida que vai explicando, os panos vão saindo e você vai vendo. É muito legal (para quem gosta de história :P ... eu adoro). Quem num gosta de história, sugiro que visite à tarde (os shows são a noite). Segue uma foto de fora e uma de dentro da maravilhosa basílica.



Pertinho da basílica é a região do Vieux Port de Montréal. É uma região que foi revitalizada há pouco. É muito legalzinho. Me lembra muito o Bairro do Recife Antigo, onde passo a maior parte dos meus dias :) ... so q bemmmmmmm mais conservado. Tem muuuuuitos restaurantes legais. Dizem que os melhores da cidade estão nessa região. Tem uma ruazinha chamada Rue Saint Paul. Lá tem muuuito artesanato, coisas locais ... é bem legal. No fim da SaintPaul, vc chega em La Place Jacques Cartier. É um lugar muito legal. A gente foi lá quando tava chuvendo ... ai nem aproveitamos muito, mas passamos na frente em outro horário ... que estava muito mais animada. De dia, tem muita gente por ali... tem um museu no antigo porto e tem um mercado de artesanato no antigo terminal de passageiros... Ai todo mundo vai comer nos restaurantes da Jacques Cartier. A noite, tem muitos mágicos, caricaturistas, pessoas tocando violão. É legal.
Segue as fotos de dia e de noite. Detalhe ... na da noite, aquele predio com teto verde ao fundo é a prefeitura de Montreal.

É ... acho que por hoje é só. No próximo falo do Parque Olímpico + Biodome + Jardim Botânico e depois da ponte Jacques Cartier, La ronde e da Ilha Jean Drapeau. Ai falo minhas impressões :)
Abraços

Um comentário:

  1. Ué, você já está na terrinha??
    Então vou ter que mudar teu blog para Parceiros na terrinha...

    Valeu por passar no nosso.

    Grande abraço!

    Os Lima

    ResponderExcluir