terça-feira, 24 de julho de 2007

Montreal - parte 1

(outra :P ... peguei o ritmo)

Pois eh ... vou falar um pouco hoje sobre montreal. Vou começar pela primeira placa que vi em francês :) ... foi tão emocionante. (vcs devem tá pensando ... q droga! uma placa normal ... mas na hora ... achei tudo :) ... pobre é uma desgraça :P)

Logo em seguida passamos pela imigração no Trudeau ... tudo muito tranquilo. Perguntou para onde iríamos, qto tempo íamos passar... enfim ... tranquilo. Aí começo a tirar fotos do aeroporto feito um louco. :) ... até receber minha primeira reclamação em francês (vcs devem me achar ridículo por isso ... mas fiquei tão feliz por ter levado a reclamação em francês ... q p mim pareceu q tinha sido um elogio). Depois ainda vejo uma placa que muito nos interessa :)

Tem propagandas de imigração espalhadas por toda a cidade... começando pelo aeroporto. Depois disso, fila p o taxi e hotel. Por sinal ... hotel extremamente recomendado ... seguindo Luis e Tati ficamos no Hotel Vigêr ... lá tem quartos legais ... é muito bem localizada (perto do vieux port e perto de centre-ville, perto da estação berri, onde varias linhas se encontram), tem um precinho legal (a partir de 49 dolares :P) e o pessoal é muito simpático e ainda tem café da manhã (num é lá essas coisas ... mas tem :))

Minhas impressões sobre a cidade foram a melhor possível. Amei a cidade. Vou deixar vocês conhecerem melhor ... e na ultima parte sobre montreal, faço uma análise mais detalhada sobre a cidade.
Vamos começar com o mapa:


Esse mapa mostra montreal com todos os seus bairros. A parte turística da cidade é a q fica entre o Mont Royal e o Rio. Vou começar falando justamente dele ... o Mont Royal. Segue a primeira foto:
Essa foto é do lado da sede do RBC (meu banco :P) e em cima do centro da cidade subterrânea de montreal (só p informar ... a cidade subterranea eh bem menos do q eu esperava ... eh soh um shopping com algumas outras lojas como padaria, miudezas, etc. embaixo da terra... num sei exatamente o q eu esperava ... mas definitivamente num era isso :P). Pois é ... no fundo (meio) da foto, vcs vêem o Mont Royal que deu origem ao nome da cidade. O guia falou que foi um erro de grafia que transformou montroyal em montreal. Enfim ... no topo dele tem uma cruz ... se vcs se esforçarem ... conseguem ver. Isso foi uma promessa que alguém fez quando montreal ficou ameaçada de ser inundada... montreal não foi ... ai colocaram a cruz la em cima. A vista lá de cima é maravilhosa. Segue uma foto (detalhe para o parc olympique ao fundo na esquerda)

No Mont Royal tem um parque com um lago artificial bem bonito. Ao lado dele tem o maior cemitério católico e o maior cemitério protestante. O cemitério não era lá, foi movido de outro lugar. (Muito estranho isso não? ... nunca tinha escutado sobre estórias de mudança de cemitérios :S ... mas foi isso que aconteceu). O parque é muito bonito, a vista de cima é muito massa e monte dá um ar legal a cidade. Muito massa. Descendo o monte eu vou falar de 2 ruas bem importantes. A primeira ... Rue Sherbrooke. Essa rua corta quase montréal inteira de leste a oeste. Nessa rua ficam coisas bem importantes, como a McGill (aos pés do mont royal). Ficam também hoteis famosos além das lojas mais caras do mundo. Eles tem algo parecido com a Saks Fifth Avenue (uma loja cheia das marcas mais caras do mundo sendo vendidas) na Sherbrooke, um pouco depois da McGill indo p sudoeste: Holt Renfrew. É a rua das compras caras... a regiao da sherbrooke entre a guy e a university st (rua q dá na entrada da McGill) é considerada a 5th avenida de montréal. Paralela a ela ... tem a rua mais legal de montreal a sainte catherine. É uma rua bem cumprida também. Essa rua tem tudo ... uma das linhas do metrô, segue por debaixo dessa rua. Lá tem muitos restaurantes e muitos barezinhos legais. A Rue Crescent cruza ambas (sherbroke e st catherine) e no intervalo entre elas, estão as melhores boates / barezinhos que eu conheci em montréal (já vi em algum blog q eram muito turisticos, mas conheci muita gente de lá nesses barzinhos ... e foi um brasileiro q mora em montreal que me recomendou.
Segue uma foto da sherbrooke e da maior universidade de lingua inglesa de montreal: a mcgill

Rua Sherbrooke
McGill University

Do lado oposto do monte, fica a Université de Montreal.
Outra rua bem importante de montréal é a Boulevard Renee-Levesque. É uma avenida bem grande, onde estão localizados a maioria dos predios mais altos de centre-ville. Lá fica a entrada p Chinatown, fica o complexe desjardin, fica a catedral de montreal, ficam alguns restaurantes legais (e caros :P), etc. Aquele prédio que falei na primeira foto (sede RBC) fica na renée-levesque, exatamente do lado oposto ao lado onde foi tirada a foto. Lá perto também tem a Place des Arts, que é a sede da famosíssima orquestra sinfônica de montreal. Não deu p tirar fotos legais do lugar, por que o festival de jazz tava acontecendo (ele realmente movimenta a cidade). Segue uma foto da minha mãezona (que aniversaria hoje ... PARABENSSSSSSSSSS MÃE) do lado de um dos palcos do festival, ao lado da place des arts.


Pois eh .. vou ficar por aqui ... pq ja ta ficando bem tarde. No próximo post coloco mais coisas legais que achei em montreal. Ai depois coloco as impressoes gerais sobre a cidade

Abç ... e brigado aos que conseguiram chegar até aqui :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário