segunda-feira, 23 de julho de 2007

Conta Corrente

(para surpresa de vcs ... mais um post)

Pois eh ... vou começar a parte da viagem que realmente importa p esse blog. Cheguei em Montréal no dia 02 de julho de 2007 (um dia depois do Canada's day). So uma coisinha sobre esse dia... fora as festas que acontecem em todo o canadá para comemorar esse dia ... de alguma forma fizeram esse dia coincidir com a data do vencimento da maioria dos contratos de aluguel da cidade ... ou seja ... esse dia as ruas de montreal viram uma loucura. (não entendi a vantagem disso ... mas ... paciencia ... deve ter uma razão ... se alguém souber ... por favor me diga :P)

Então ... no meu primeiro dia em Montréal, resolvi resolver as burocracias. Todos falam muito sobre historico de crédito ... que é complicado ter cartão de crédito e que precisa de num sei qto tempo de conta ... então resolvi abrir uma conta lá ... p já ir contando tempo de crédito. Pesquisei muito sobre os bancos... taxas, credibilidade, quantidade de caixas eletronicos etc... e acabei ficando entre 3: RBC, BMO e Desjardins. Recentemente mandaram p lista de imigração uma lista com os maiores bancos do mundo ... o RBC apareceu lá como numero 11 se num me engano (foi o banco canadense mais bem colocado). Enfim ... depois de passear por montréal ... me decidi pelo BMO. (O Desjardins tem muito ... mass me disseram q fora do quebec ... quase num tem) ... enfim ... vi muito scotiabank la tb ... mas com o coração na mao fui la no BMO. Pois eh ... fui mtooooooo mal atendido ... ai saí na mesma hora ... e como impulso ... fui abrir minha conta em outro banco:


Pois eh ... fiz birra ... mas num me arrependi ... o RBC me mostrou muito mais opções que eu desconhecia. Minha agencia eh na Renee-Levesque, que é uma das principais avenidas do centro de montreal, num complexo chamado Complexe Desjardins (pois eh ... nome do outro banco :P) ... e eh na frente da entrada do chinatown.

Tá ... vamos ao que interessa :D

Chegando lá ... falei na recepção que queria abrir uma conta ... mas que não era residente do canadá... mas tinha o CSQ. Ela falou que não tinha certeza se podia abrir a conta ... mas me encaminhou até uma segunda pessoa. A segunda pessoa, também muito simpática, falou que não seria possível abrir sem uma identificação de lá, mas que se eu conversasse com o gerente, e explicasse minha situação, ele deveria abrir uma exceção :)
Para conversar com o gerente precisa de um rendez-vous marcado... ela marcou o meu para algumas horas depois naquele mesmo dia. Depois ... 20 minutos antes do combinado, volto. E sou atendido sem esperar ninguem nem nada :) ... Quando cheguei la ... a pergunta: "Français ou Anglais?" ... ai ... sabe de uma coisa ... eu tenho que aprender e ele num vai fazer questão de ficar repetindo ... respondi "français"! Pois eh ... ele começou a me explicar as contas que tinham, tarifas, com um frances bem claro. Ai escolhi a melhor para mim, ele me falou que se deixasse 1000 dolares na conta nao pagaria taxa de manutenção ... assim o fiz ... um pouco mais que isso. Depois falei que não tinha os documentos que ele pedia. Os unicos documentos canadenses que tinham eram o visto no meu passaporte e o CSQ. Ele disse que tava OK com uma condição: assim que eu tivesse outra documentação, iria lá imediatamente para atualizar (falei que ia demorar uns 5 meses ainda ... mas ele falou que num tinha problema). Depois disso ele ja me deu um cartão na hora que eu ja podia usar. Além disso me deu instruções de como transferir dinheiro de e para o Brasil. (é ... pode sim :)) ... num eh nem tao caro ... qq coisa ... me perguntem que explico em pvt. Uma coisa muito importante: é obrigatorio um endereço de montreal para correspondencia ... meu amigo Daniel me emprestou o dele :P ... pois eh ... o cartão chegou com 7 dias ... pena que num tava mais lá p pegar. Mas Daniel já me mandou ... to esperando chegar.

Depois disso ... ja usei o cartão lá ... p testar. (me sentindo O CANADENSE :P, pagando com cartão de débito hehehehehehhe). Enfim ... a conta foi isso. O internet banking do meu banco eh muito legal e meu gerente muito atencioso. Ligou para meu celular do brasil para me informar que estavam acessando a conta da america do sul ... digaí? Pois eh ... era eu :P

Segue o link da lista de documentos que você tem que levar. pelo menos 1 do grupo A e um do B ... tem a explicação no link:
http://www.fcac-acfc.gc.ca/eng/publications/OpeningBankAccount/Identification_e.asp

É isso por enqto ...
sei q falo mto... mas meus blogs favoritos sao os das pessoas que falam muito ... ai to me inspirando neles (diga-se Alê e Dani e Rosana). Eu sei q nunca vou chegar aos pés ... e vou procurar usar figurinhas como o blogueiro mais famoso de todos: Goldman ... mas um dia chego lá :)

Abç
jorge oliveira

2 comentários:

  1. Jorge,

    omos de Recife e como vc... Fizemos a nossa entrevista no dia 27 de abril em São Paulo com Monsieur Le Blanc.


    Vamos manter contato? Acho que nosso processo deve estar no mesmo pé... Vc ainda não recebeu o pedido de exames médicos não, né?

    Meu e-mail: nrrusso@hotmail.com

    Bjs, Natália e Tiago

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    conheci teu blog hoje. Gostei do que li e vou me tornar sua leitora, viu?

    Carol

    ResponderExcluir