terça-feira, 30 de junho de 2009

Locação de apartamento

A partir de hoje, vou inverter o post. Primeiro vou passar a informação, em seguida, segue a passagem bíblica. Não quer dizer que a passagem perdeu a importância (pelo contrário, aumentou e muito). Mas dessa forma eu consigo fazer melhor o link entre a passagem e a postagem.

Vou falar um pouco sobre a locação do nosso apartamento. Alugamos um apartamento numa "town house" em Montréal. Town house é uma espécie de casa grande, que foi dividida por dentro em apartamentos, entretanto, cada um desses apartamentos tem um número. Por exemplo, eu moro na Rua X, 32 ... o apartamento vizinho mora por exemplo na Rua X, 34. Na minha town house, existem 4 apartamentos de 4 tipos diferentes: Um 3 1/2, um 4 1/2, um 5 1/2 e um 8 1/2. Para quem ainda não entende a classificação canadense, vou tentar explicar em poucas palavras. Esse 1/2 diz respeito a um banheiro social e o numero que vem antes dele fala da quantidade de comôdos da casa.
Vamos supor um 3 1/2 ... Ele tem 3 cômodos: normalmente 1 quarto, 1 sala e uma cozinha + 1/2 (um banheiro social). Agora vamos supor um 4 1/2 ... Ele tem 4 cômodos: normalmente 1 sala, 1 cozinha, 2 quartos (1 deles pode ser escritório, ou sala de musica, ou sala de TV, etc. ... por isso que eles nao dizem simplesmente 2 quartos).

A gente encontrou apartamentos parecidos com os do Brasil. Bem amplos ... mas achei que inicialmente chegar no Québec seria mais "québécois" encontrar uma residência típica e foi o que fizemos! Alugamos no bairro Nouveau Rosemont ... que é uma extensão do bairro de Rosemont. Estamos próximos da estação Cadillac, do hospital Maisoneuve, de alguns supermercados, de uma biblioteca pública e vamos morar em frente a um parque gigantesco cheio de quadras de tênis e etc. O preço não foi tão legal como eu acho que poderia, mas preferi pagar um pouco mais para ficar próximo da minha cunhada, num apartamento cujo concierge é muito simpático e prestativo que está na frente de um parque (nossa varanda serve de camarote para os jogos que acontecem na frente!), etc. O valor foi 790 dolares mensais por um 4 1/2. Ele tem aproximadamente 120 m2.

O contrato de um apartamento pode ser verbal ou escrito. Quando escrito, deve ser feito através de um Bail (contrato de aluguel), padronizado pelo RDL (Régie de Logement) e pode ser comprado em qualquer livraria. Tem várias informações úteis que garantem uma excelente locação para qualquer pessoa. O locatário, por exemplo, não pode deixar de alugar um apartamento para um imigrante (mesmo que ele ainda não tem emprego), sobre a pena de pagar uma multa um pouco alta. É bom se informar, lendo as regras no site do RDL , antes
de alugar alguma coisa. Todos os Bail, por via de regra, iniciam-se dia 01 de julho e vencem no dia 30 de junho do mês seguinte. Encontramos, com a ajuda de Deus (que usou minha cunhada como instrumento), um apartamento excelente em poucos dias no québec. Ou seja, não vai ser tão complicado pra você também.

"Pq vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós Lho pedirdes" Mateus 6:8
Ora e dá graças ao Pai. Ele sabe exatamente o que fazer e quando fazer. É incrível o quão bom é sentir a graça de Deus na tua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário